Conceito de rebrand para os Bombeiros de SP

Nova marca do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.
Conceito de rebrand do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, criado pela chablau!.

Desde que foi abraçada a causa do desafio, a chablau! pensou em realizar um projeto onde a experiência das pessoas com a marca do Corpo de Bombeiros pudesse impactar de forma positiva tanto para sua própria organização quanto para a sociedade como um todo. fazendo um breve estudo, pudemos perceber que um dos principais problemas que afetam o atendimento e a efetividade do Corpo de Bombeiros é o trote, principalmente realizado pelo público infantil. Dessa forma, convertemos toda a plataforma de branding para que as crianças se tornem capazes de resolver esse problema junto à instituição, e que saibam as situações para usar o BOMBEIROS193 ou o SAMU192, já que é uma confusão frequente para a maioria das pessoas. Para que se sentissem atendidas e especiais, foi trabalhado não só o ponto de vista linguístico-visual, mas também a lógica e o tom com que a nova marca dos Bombeiros conversa com as crianças.


A primeira grande mudança veio com o logo do Corpo de Bombeiros. A modernização da identidade visual veio a partir da eliminação de alguns ruídos e da composição de uma paleta institucional que seguisse a mesma lógica das cores utilizadas na nova marca. Além de ser datada, a marca anterior tinha alguns traços agressivos que acabavam por se confundir entre os valores de ajuda e auxílio da instituição.



A Cruz de Malta é o símbolo internacional da profissão de bombeiro, sendo utilizado em inúmeras corporações de Corpo de Bombeiros no mundo todo. atualmente, a Cruz representa honra e valor, boa vontade e sacrifício, sendo inclusive uma condecoração militar. sua forma é atribuída aos serviços de Bombeiros como a simbologia das 4 petálas que representam bravura, compaixão, lealdade ao dever e coragem.
Comparativo visual dos elementos presentes no brasão atual e o proposto.

Implementação da paleta cromática oficial da nova marca dos Bombeiros, bem como sua tipografia institucional.




Um ponto de contato interessante para amarrar a comunicação institucional com a comunicação infantil do Corpo de Bombeiros, foi a veiculação de um anúncio que unisse pais e filhos com a chegada de um game exclusivo (que vocês vão ver jajá aqui embaixo). Assim, garantimos acesso às crianças com o apoio dos adultos, através da divulgação em jornal.


Com a marca e identidade visual devidamente estabelecidas para o Corpo de Bombeiros, o caminho para trabalhar melhor a comunicação infantil ficou mais claro. Para entrar em contato com as crianças, nossa proposta foi de criar um hotsite e um aplicativo (social game), ambos com foco em resolver o problema dos trotes “junto” com o público infantil. Vale dizer que em nenhum momento os Bombeiros tiveram uma comunicação focada aos “baixinhos”, então foi necessário encontrar um tom de voz amistoso onde até um possível primeiro contato não causasse estranhamento a eles. E olha só o que virou!

Tela conceito da marca do hotsite e do game “Amigo dos Bombeiros”, com sua respectiva paleta cromática, que segue a mesma lógica das cores da nova marca da instituição.


O aplicativo Amigo dos Bombeiros vem para garantir que toda a comunicação proposta seja continuada pelas crianças através de um jogo que testa “futuros bombeiros” a saber em quais situações de emergência ligar para o BOMBEIROS193 ou o SAMU192. Após todas as “ligações” encaminhadas corretamente, o jogador vence o jogo e tem a chance de receber uma patente exclusiva! Além de escolher o título que quer, colocando seu nome e sua foto, o vencedor ainda pode “vestir o uniforme dos Bombeiros” na sua página do Facebook!





1 comentários:

Charles S. Santos disse...

Ficou excelente!