[Artigo] O Custo x Benefício para designers


Com o avanço da tecnologia, e a criação acelerada de hardwares, tudo começou a mudar e se atualizar, e o designer/ilustrador não podem ficar para traz, mas tem de saber a hora e o que comprar, caso contrário o Benefício não supre o Custo.


É bom enfatizar que nem sempre é bom ficar comprando muita tecnologia, pois muitos gadgets se mostram inúteis e obsoletos ao trabalho. A compra de ferramentas de trabalho se resume nos níveis de necessidade em que você esta, que são:

• Iniciante:
Se você ainda estiver começando no design, foque os gastos em livros e revistas da área, o conhecimento nessa etapa é crucial, se ainda não achar suficiente, recomendo a compra de ferramentas para desenho, praticar desenho vai te ajudar muito em sua vida profissional. Não abuse, mas também não deixe a desejar, vá acumulando conhecimento e treinando.

Intermediário:
A partir do momento em que você esta ganhando dinheiro com o design, você terá que adicionar mais algumas coisas à sua lista de compra. Comece a incrementar seu leque com softwares e em materiais que valorizem mais seu trabalho, como nanquim, aquarela, mais cores de lápis, canetas, tente algum curso de design gráfico ou desenho. Se for viável uma mesa digitalizadora é uma ótima escolha.

Profissional:
Se você esta vivendo de seu trabalho, então provavelmente já sabe o que comprar, mas vou ainda sim complementar. Nessa etapa o principal é a escolha de seu estilo e de público alvo, se você irá, ou está trabalhando com branding a boa escolha seria em mídias digitais e softwares; tipografia artesanal seria a compra de pincéis, canetas, tintas; design de móveis seria interessante o investimento em uma mesa digitalizador e softwares, enfim, dependendo da área do design que você for exercer vão variar os materiais que você vai usar, nessa etapa, o crucial é o uso do bom senso e não se perder nas contas.

Como conclusão, como vocês podem perceber o que faz a ferramenta ser importante é a necessidade, então o que vale é o bom senso e a analise de mercado e deu seu público alvo, o resto é fazer as contas fecharem (o que é tenso).

E você em que etapa está? E que materiais você usa? Comentem!



Texto: Juan Pablo Duarte

0 comentários: