[Artigo] Já tenho trabalhos, mas onde os divulgo?

Já tenho trabalhos, mas onde os divulgo?

Primeiramente, tome cuidado com os projetos/trabalhos que você irá postar, dependendo do meio de divulgação, cada espaço pede o conteúdo certo. Eu irei tirar as dúvidas com o decorrer do post.



Com a internet a mil, os meios de divulgar um trabalho são inúmeros, alguns muitos conhecidos e outros nem tanto. As redes mais usadas hoje são o DeviantART, geralmente usado por ilustradores, e o Behance, geralmente usado por designers. Cada um deles possui suas peculiaridades, sendo que o DeviantART é um espaço mais “underground”, com um aglomerado de artistas nem tão talentosos, tendo que “garimpar” bem para achar as verdadeiras joias, mas em compensação, lá a visualização de seu trabalho é bem grande. O Behance, sendo também uma rede de criativos, é melhor vista em relação aos designers, pois sua aparência é muito mais convidativa, tendo uma organização ótima, tanto quanto sua visibilidade entre várias empresas. As duas plataformas são ótimas redes, sendo as pioneiras nessas áreas, recomendo fazer um perfil nas duas!

As maiores diferenças entre as plataformas são:

Behance:
Possui visual e organização excelentes;
Cadastro de empresas interessadas em contratar artistas;
Boa mecânica de visualização;
O “Prosite”;

DeviantART:
Possui mais usuários.
Possui os “Contests” (concursos) que geralmente são bem interessantes.
É mais voltado para uma rede social, possuindo grupos e mais atividade dos administradores com os usuários.

Além dessas redes, (o que já é bastante) existe a possibilidade da criação de um website, caso não seja tão familiarizado com o HTML, ou não tenha tempo para a criação do mesmo, recomendo a contratação do serviço do Behance, o “Prosite”, é uma página independente do mesmo, mas que compactua com as mesmas postagens, sendo que se você postar um trabalho no Behance, não precisa copia-lo todo pra postar em outro site, com alguns cliques e ele já estará postado, o “Prosite” é bem personalizável e muito profissional. Se não tiver dinheiro para pagar o “Prosite” também existem as plataformas gratuitas, como o Blogger, Wordpress e o Wix, as três são excelentes, cada uma tem suas individualidades, mas ai depende de cada um.
Outro método muito vantajoso é investir nas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, todas elas vão te deixar visível à possíveis clientes, e também a fãs.

E por último, mas não menos importante: Faça trabalhos fortes e críticos! Se você gastar tempo e dinheiro com um website (ou com o “Prosite) para seu portfólio, não fique postando qualquer coisa, a sua evolução tem que ser postada nas redes sociais, e não no seu site profissional, você tem que ter noção que o seu portfólio é seu currículo, sendo que o que você postar vai ser um reflexo de sua capacidade, então tome cuidado com as ilustras ou designs que você posta. Além disso, tente participar de concursos e eventos de sua área, você ganhará mais visibilidade e vai encontrar muita gente interessante!

Texto: Juan Pablo Duarte

0 comentários: