As inovações em design e praticidade da próxima geração de smartphones

Tecnologia de ponta é sinônimo de tendências que hoje parecem saídas de um filme de ficção científica futurista, mas que amanhã serão essenciais para a vida moderna. Se você ainda está se acostumando com o estilo e a interação que a atual geração de notebooks, smartphones e tablets trouxeram, trate de se atualizar, pois, em cinco anos ou menos, nada será igual no ambiente digital.

No futuro, todos os gadgets serão integrados, possibilitando o controle total do usuário sobre tudo o que for disponibilizado no mundo virtual. Confira abaixo uma lista de inovações que, se colocadas hoje em prática, revolucionariam o mercado e a utilização de eletrônicos.

Youm, a tela flexível da Samsung.



“Mais fino, mais claro e inquebrável”, é o que afirma a fabricante Samsung sobre a tecnologia de tela flexível batizada de Youm. A marca coreana, uma das líderes mundiais em tecnologia móvel, já adiou em mais de um ano a comercialização do novo conceito, já que a novidade foi apresentada em 2012.

Polytron Phone, o smartphone transparente.


O protótipo anunciado pela Polytron Technologies no início de 2013 revelou o primeiro smartphone transparente do mundo. Ainda em fase experimental, o aparelho ainda não rodou aplicativos ou foi usado para outras tarefas além da execução de músicas, mas poderá estar em pleno funcionamento em pouco tempo.

Ara Project, smartphone modular da Motorola.

Semelhante ao projeto Phonebloks (já mostrado aqui no blog), montar seu smartphone por partes é o objetivo do Ara Project. Se continuado, o projeto permitirá que peças de um mesmo gadget sejam produzidas e comercializadas à parte, a fim de que não seja necessário trocar de smartphone para aumentar a capacidade ou reparar algum problema.

PaperPhone, smartphone dobrável com espessura de papel.

Estamos muito próximos de manusear um aparelho 100% maleável, com espessura de uma folha de papel e todas as funcionalidades dos smartphones atuais. Com a inovação, será possível dobrar os cantos para mudar de página em um documento e até mesmo escrever com uma caneta diretamente na interface digital.

Texto: Patrícia Diniz